Dicas

Dicas simples de como se preparar para sair da crise

A crise chegou para muitos e talvez chegou para você também, mas calma, existe uma forma de você se preparar para sair da crise. A crise geralmente faz com que as pessoas se endividem, percam qualidade de vida e às vezes até as esperanças. Mas existem algumas coisas que pode fazer para apaziguar essa situação.

Quanto você Deve?

Hoje no Brasil existe um número muito grande de pessoas que devem, não sei se esse é seu caso, mas caso for, quanto exatamente é esse valor? Muitas pessoas não fazem ideia disso, porque os juros fez esse número se multiplicar.

Então, a primeira coisa que você deve saber é quanto no vermelho você está. Isso é importante para poder se programar para pagar essa dívida. Uma vez que você saiba quanto você deve poderá definir um valor que poderá pagar por mês, e sabendo disso poderá ligar e fazer um acordo com o credor.

Muitos ainda se questionam “Devo pagar o que devo primeiro ou poupar para fazer investimento?”. Veja bem, se você deve os juros que esta correndo está acima dos 12% mensal, dificilmente encontrará um investimento que dê um retorno nessa proporção.

Poupe para Investir e sair da crise

Quando for negociar antigos débitos deve analisar seu salário mensal para que sobre para investir. É muito importante que crie o habito de poupar, por mais que esteja difícil sua situação.

Procure formas de investimentos que dê um retorno acima do padrão. Pense seriamente em utilizar algum conhecimento seu para ganhar um dinheiro extra, e utilize esse dinheiro poupado para alavancar essa renda extra. Por exemplo, se você sabe formatar computadores pode usar esse dinheiro poupado para anunciar em sua cidade esse serviço.

Geralmente esse tipo de investimento é o que traz mais retorno financeiro em curto prazo. Caso contrário, se for investir em segmentos tradicionais o retorno será em torno dos 1% ao mês o que pode ser bem desencorajador.

Poupe hoje e sorria Amanhã

Ao poupar você se precavê contra imprevistos que recorrentemente acontece, como gastos com remédio, batida do carro, uma conta inesperada, etc. Se você cria contas de tal forma que todos os meses praticamente 100% do seu salario já esta perdido, quando ocorrer um imprevisto desses todo seu planejamento financeiro vai por água abaixo.

O ideal é que seus gastos fiquem abaixo dos 70%, portanto, apenas 70% ou menos do seu salario pode estar comprometido com contas. Assim, os outros 30% podem ser utilizados para poupar e se divertir.
E quando ocorrer um imprevisto poderá lidar com ele com um pagamento avista. Você perceberá que dessa forma conseguirá levar uma vida muita mais tranquila financeiramente.

Conclusão

Resumindo tudo o que fui dito, se você cometeu erros no passado o primeiro passo é lidar com eles fazendo uma negociação, mas ao mesmo tempo não pode negociar de tal forma que não lhe sobre dinheiro. É importante que separe seu dinheiro, uma parte para contas mensais e outra para poupar e investir. Se fizer dessa forma é questão de tempo para sair de uma situação difícil. Outra dica é ler este artigo onde ele ensina como poupar mais de mil reais por ano de uma forma simples e sem comprometer seu orçamento mesmo que você ganhe pouco.

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.