Dicas

Psicologia reversa – Aprenda como aplica-la no dia a dia

A psicologia nada mais é que você dizer algo para obter outra coisa totalmente diferente, por exemplo, dizer algo negativo para obter positivo. Ela é utilizada para mover a pessoa a uma determinada ação contraria ao que dizemos, mas essa ação é justamente qual queríamos desde o principio.

Esse tipo de estratégia mental é muito eficiente para persuadir pessoas que tem resistência a autoritárias. Vamos conhecer um pouco melhor como ela funciona. Não é nada místico, apenas uma ciência a ser aprofundada.

Como Funciona a Psicologia reversa?

Cada pessoa é única, sendo assim cada uma tem sua chave para dizer “sim”, sendo assim, uma parte delas funciona melhor utilizar comandos diretos como: compre agora, garanta sua vaga, assine já. Entretanto tem outras pessoas que são adversas a ordens, e nesse caso a psicologia reversa vem a calhar.

1 – Apelo a Identidade:

“Você é o tipo de cara que_______? então deixe para depois (Ação) importante, outro momento.
Exemplo: “Você é o tipo de pessoa que não gosta de assumir compromissos? Então deixe para depois a leitura desse artigo importante”
“Eu aposto que você_____”

Exemplo: “Eu aposto que não consegue assumir compromissos.”

Esse tipo de estratégia psicológica funciona melhor com pessoas conhecidas. Esse tipo de ação você pede, sem ficar muito nítido que esta dando uma ordem.

2 – Comando Negativo

“Você não precisa (ação) agora.”

Exemplo: “Você não precisa estudar hoje.”

“Eu não vou dizer que_____”

Exemplo: “Eu não vou dizer que se não estudar adeus carro novo.”

Já esse tipo a palavra não esta suavizando a ordem, enquanto o cérebro faz com que a ação seja interpretada.

3 – Reforço de Autonomia

“Eu não posso (Agir) por você, mesmo que (os benefícios). Apenas você pode decidir isso.”

Exemplo: “Eu não posso decidir estudar por você, mesmo que isso faça você passar em medicina. Apenas você pode decidir isso.”

Aqui você deve dizer que não pode fazer aquilo que tem que ser feito para eles chegarem a onde quer chegar.

4 – Uso da autoridade externa

“Especialistas dizem____, dificilmente_____”

Exemplo: “Especialistas dizem que jovens empreendedores, dificilmente conseguiriam ver os benefícios desse treinamento.”

A ideia central é dizem que a pessoa não vai conseguir aplicar o que esta sendo ensinado, assim ela vai se esforçar para fazer justamente o oposto.

Conclusão

A psicologia reversa é realmente um pouco complicada, tanto aplicar na vida real tanto os estudos. Digo mais, é até difícil dizer com certeza quando ela vai funcionar e quando não vai. Mas podemos apontar algumas tendências.

Quando mais atraente for á coisa que está restringindo na frase, mas vai funcionar. O jogo de privar a liberdade funciona muito bem.

Lembre-se de usar a psicologia reversa em seu cotidiano sutilmente e com moderação, assim sua eficácia será muito melhor. Aplique no seu dia a dia e depois comente aqui como foi os resultados.

Psicologia reversa – Aprenda como aplica-la no dia a dia
Avalie este artigo
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.